[ editar artigo]

Delirium: a famosa cerveja do elefante rosa

Delirium: a famosa cerveja do elefante rosa

Imagem de capa: Cerveja e Tremoco

Eleita como uma das melhores cervejas do mundo, ganhou diversos prêmios mundiais, a cerveja do elefantinho como é conhecida, a Delirium, é produzida pela Cervejaria Huyghe na Bélgica, mas poucos conhecem sua história a fundo, e o que realmente faz desta uma grande cerveja, não é o seu elefante rosa, se liga!

Poucos notam que a Delirium, ou melhor, Cervejaria Huyghe possui mais de 10 rótulos distintos em baixo do seu guarda-chuva, uma fábrica imensa com tecnologia de ponta, uma das mais ecologicamente corretas da Bélgica, sua eficiência é tão grande que ela utiliza 10% a menos de insumos para produzir a mesma receita de outra fábrica, a economia de água é de 30% comparada as demais fábricas da região e a redução no consumo de luz foi de 50%. 

Tudo isso fez com que a cervejaria recebesse uma condecoração do governo pelos trabalhos realizados e o desenvolvimento da sua região em 2012, o título dado foi de “méritos de desenvolvimento”.

Brouwerij Huyghe - ou a Fábrica da Delirium. Fonte da Imagem: industriebouw

Um dos projetos da cervejaria que ganhou destaque mundial foi ao homenagear o dia internacional da mulher. A Delirium Deliria foi fabricada pela primeira vez em 2013, seu lote é sazonal, fabricado apenas uma vez ao ano tornando-a uma cerveja escassa, que não dura muito tempo nos estoques.

Além da Deliria a marca do elefantinho conta com mais diversos rótulos, os principais são:

  • Delirium Tremens que é o elefantinho cor de rosa, uma Belgian Strong Ale, dourada, brilhante, com um final levemente adocicado, no aroma e sabor é proeminente o perfil de levedura belga e uma frutosidade como frutas amarelas;

     
  • Delirium Nocturnum, uma cerveja escura, maltada, potente no álcool, extremamente saborosa, podendo ser comparada a uma dark strong ale ou uma quadruppel;

  • Delirium Christmas ou simplesmente Delirum Noel, por sua vez traz a intensidade do natal, uma cerveja com diversas especiarias, rica no sabor, mas potente no álcool chegando aos seus 10% abv, ela é uma cerveja para se apreciar nas noites frias do natal europeu

  • Delirium Red, uma fruit beer, perfeita para as pessoas que não gostam de cervejas amargas e procuram algo diferente para degustar, uma cerveja frutada com notas de frutas vermelhas, combina muito bem com sobremesas a base de chocolate.

E aí, qual vai ser sua escolha? 

umacervejapordia
Henrique Cruz
Henrique Cruz Seguir

Empresário do setor, palestrante e professor, atua desde 2013 no mercado de cervejas especiais, hoje é Sommelier, cervejeiro profissional e Juiz BJCP rank National. Pós graduado em Gestão e Tecnologia Cervejeira com MBA em Gestão Empresarial.

Ler matéria completa
Indicados para você