[ editar artigo]

Além do mar, tem mais coisas salgadas que amamos no verão – Cerveja GOSE!

Além do mar, tem mais coisas salgadas que amamos no verão – Cerveja GOSE!

Eis que estou fazendo a minha estreia aqui no Uma Cerveja Por Dia!!! Quanta honra!!! Obrigada pelo convite, espero poder corresponder à altura da confiança investida. =)

Nesse calor, inevitável não pensarmos nas delícias que o verão nos traz – praia, bebidas refrescantes e... e... é, na verdade eu não sou muito fã de verão não. Mas já que não dá pra fugir do calor, nem dá pra estar na praia o tempo todo, temos um estilo que nos refresca e nos alivia nesse momento: as cervejas do estilo gose.

Gose é um estilo histórico (senta que lá vem História – sabia que a faculdade ia valer pra alguma coisa), proveniente da Alemanha. As cervejas produzidas antigamente na cidade de Goslar, utilizavam em sua maioria, as águas do Rio Gose que, por ser rico em determinados minérios, possui a água levemente salgada e acabava transferindo essa característica para as cervejas. Posteriormente esse tipo de cerveja começou a ser produzido em Leipzig e a partir daí foi ganhando cada vez mais adeptos e se espalhando pelo mundo.

Temos belíssimos exemplos desse estilo, nacionais e internacionais, mas se permitem uma indicação, vou de CDB, uma béra curitibana... espera aí, béra?

Momento parênteses: para os amigos provindos de terras longínquas, se algum curitibano te chamar para tomar uma béra, apenas aceite, pois é convite dos bons! E pra comer uma vina, um chineque e um rollmops também, piá! Só por favor, não peça o penal emprestado. E se vier visitar nossa linda cidade, vista uma japona, guria, vai que esfria e cai um toró!  

Todo mundo entendeu que béra é cerveja né? Breja, ceva, etc., como queiram. Voltando ao assunto: CDB é uma cerveja produzida pela Morada Cia. Etílica, famosa por suas receitas inovadoras e de qualidade indiscutível, mas também por suas maluquices (no melhor dos sentidos) cervejeiras, fruto das mentes geniais do André Junqueira e da Fernanda Lazzari. A origem do nome é referência para Cu de Burro (hehe), expressão carinhosa dada ao hábito de se colocar sal e limão em algumas cervejas, com o intuito de torná-las mais refrescantes, explica o mestre Junqueira. Mas esse hábito não é recente, nem nacional.

Mas a CDB não fica só por aí! Fugindo de tradicionalismos e de receitas fechadas, ela é uma Oatmeal Gose Saison. Além de salgada, é também levemente ácida, com notáveis notas cítricas e suaves notas láticas, proveniente da adição de sal marinho, aveia, lactobacilos, cascas de limão taiti e dry-hopping do lúpulo Sorachi Ace. No geral, é uma cerveja muito refrescante e de baixo amargor, por isso, inclusive, foi propositalmente lançada para o verão, junto com outros 2 rótulos da mesma cervejaria, chamados de delícias ácidas de verão.

Ainda, digo que a cada gole você terá sensações variadas. O primeiro e mais gelado gole é daqueles que dá um azedinho naqueles cantinhos atrás da língua que eu não faço a mínima ideia do nome... e rola aquela salivada máster. Ao segundo, terceiro gole, você já vai se acostumando e aí pronto, quando você percebe já tomou a garrafa inteira e está salivando de novo, mas aí é porque quer mais!

Harmonização? Fiz um belo de um bolinho de arroz com bacon e queijo (dieta, oi?). Sim, béra boa com fritura, adooooro! Além da acidez ajudar a limpar a untuosidade dessa comida na boca a cada gole, ainda temos um belo complemento de sabores com a citricidade adicionada pela cerveja ao conjunto. Acho até a palavra harmonização ficou meio chique demais para o momento... vamos dizer que eu comi e bebi essas delícias juntas e pronto, deu certo. =D

Se o objetivo é termos uma cerveja por dia, quis começar por um dos meus estilos e rótulos favoritos. E vem muito mais aí pela frente.

E você, me conta, quer saber mais sobre o que? Indicações de rótulos, harmonizações, cachaças, BJCP, dicas comerciais, cena feminina na cerveja??? Conta pra Eti o que você quer saber e farei o possível para te rechear de conteúdo! Curta, comente, compartilhe! E novamente, muito obrigada pelo convite, vida longa ao Uma Cerveja Por Dia!!!

umacervejapordia
Ler matéria completa
Indicados para você