[ editar artigo]

1 Cerveja Por Dia!

1 Cerveja Por Dia!

Tudo na vida tem um começo, assim como este canal de comunicação, esta coluna escrita por mim, que também tive um começo.

Meu início foi “tardio”, durante um ano de intercâmbio na Bélgica (2006-2007), quando completei 18 anos, bebi minhas primeiras cervejas. Naquele momento era viver a adolescência e a cultura local, dos quais tenho muita saudade por sinal, diversas festas regadas as mais nobres e renomadas cervejas, das quais eu nem mesmo sabia pronunciar o nome e nem o seu devido valor.

Passou algum tempo em que eu consumia casualmente algumas cervejas Belgas, em 2013, voltei para visitar meus amigos e familiares de intercâmbio, quando me deparei com vários amigos fazendo cervejas e vinhos caseiros, achei tão legal que pensei “pode ser uma forma de manter a cultura Belga viva em mim”. Foi quando eu resolvi estudar e produzir minha própria cerveja em casa aqui no Brasil, não teve mais volta.

Fiz um curso de produção de cerveja caseira na Cervejaria Bodebrown e logo na sequência o curso de Beer Sommelier na Universidade Positivo, este terminou em novembro e eu já sai empregado. Comecei a trabalhar no Templo da Cerveja, na época uma das poucas lojas especializadas em cervejas e uma das mais reconhecidas em todo Brasil.

De lá pra cá, nesses quase 5 anos, já foram mais de 4 mil rótulos distintos degustados, 3 viagens internacionais, hoje leciono e coordeno os cursos de cerveja dentro da Universidade Positivo, um dos Juízes de cervejas com maior pontuação pelo BJCP, escrevo sobre o assunto para diversos canais, sou sócio em 2 empresas que atuam ativamente no setor de cervejas especiais, e agora sou colunista aqui!

Feita as devidas apresentações, vou pegar uma cerveja e escolher o tema da semana que vem!

Cheers!

umacervejapordia
Henrique Cruz
Henrique Cruz Seguir

Formado em TI, atuando desde 2013 no mercado de cervejas especiais; Juiz BJCP rank National; MBA em Gestão Empresarial pela FAE e Pós graduado em Gestão e Tecnologia Cervejeira pela Universidade Positivo na qual atua como Professor e Coordenador;

Ler matéria completa
Indicados para você